sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O que é Missa Tridentina??

Prezados amigos,


Salve Maria!


Muitas pessoas com quem mantenho contato sobre a Missa Tridentina me pergunta: O que é "isso"??


Missa Tridentinas, senhores, é a missa celebrada antes da "reforma" litúrgica ocorrida em 1970 implementada pelo Concílio Vaticano Segundo.



A missa é chamada tridentina porque o Missal foi compilado no Concílio de Trento, em 1570, no pós-concílio. Embora a Missa Tridentina existisse desde os tempos dos apóstolos, só no Concílio de Trento que a mesma passou a ser codificada oficialmente pela Igreja.


A missa tridentina durante séculos foi celebrada e/ou assistida por todos os Santos (antes da "reforma" de 1970) e nunca foi revogada, mesmo após o Missal de Paulo VI, conforme o Motu Proprio Summorum Pontificum promulgado pelo Santo Padre Reinante, Bento XVI em 14 de julho de 2007.



Com isso, em 2007, com a promulgação do referido Motu Proprio, o Santo Padre deu a todos do Orbe Católico o direito de ter estas missas em suas paróquias.






Para a referida Missa, o padre usa o altar tradicional, onde ele fica virado para Deus ("Versus Deum") - de frente para o Santíssimo Sacramento - o que o povo costuma dizer, erroneamente: "de costas para o povo".










As mulheres usam saias e véu à cabeça. Não há regra para as cores dos véus, entretanto, a tradição é no sentido de que, preto para as senhoras casadas e viúvas e branco para as senhoritas.




A comunhão (o Corpo do Senhor) é dada diretamente na boca do comungante que, de joelhos, recebe o Cristo em silêncio.



Os cantos podem ser polifônicos, gregorianos (o mais recomendado por ser o canto oficial da Igreja) ou populares. Pode ser acompanhado com o órgão, embora não seja necessário.



A língua usada na missa tridentina é o latim, predominantemente. As leituras são feitas em português (no nosso caso) e a homilia/sermão também.



Tem gente que diz: "Mas eu não compreendo latim... Eu não vou entender nada do que se passa." Resolvido o problema! É emprestado um missal para o fiél companhar a missa. O missal é latim/português (com a tradução do lado). O que se encoraja os fiéis não é saber letra-à-letra do que diz na missa e sim compreender o que se passa na missa: A renovação incruenta do Sacrifício do Senhor. Da mesma forma que cantamos o Hino Nacional sem entender várias palavras lá contidas, nos emocionamos porque sabemos o que se passa. A missa da mesma forma. Não é preciso entender letra-por-letra do que se diz (se assim for é bom), mas sim o sentido da Missa: Renovação incruenta do Sacrifício do Calvário.



Não quero, com isso, encerrar o assunto. Foi apenas para explicar o mínimo acerca da Missa Tridentina.



Para aqueles que querem ver vídeos de missas tridentinas, clique aqui.



Acessem também aqui para saber mais.


-Geovanne Moreira.






“Pasme o homem todo, estremeça a terra inteira, rejubile o céu em altas vozes quando, sobre o altar, estiver nas mãos do sacerdote o Cristo, Filho de Deus vivo! Ó grandeza maravilhosa, ó admirável condescendência! Ó humildade sublime, ó humilde sublimidade! O Senhor do universo, Deus e Filho de Deus, Se humilha a ponto de Se esconder, para nosso bem, na modesta aparência do pão.” (São Francisco de Assis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário