sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Avanços a respeito da Missa Tridentina em Betim





Prezados amigos,



Salve Maria!





A nossa batalha a fim de conseguirmos trazer a S. Missa no rito tridentino para Betim/MG e região continua.





Em contato com a FUNARBE - Fundação Artístico-Cultural de Betim - (órgão que administra o Patrimônio Cultural de Betim e os prédios tombados pelo Patrimônio Histórico) pediram-me que enviasse um ofício ao Conselho Deliberativo de Cultura e à Presidência da Fundação com o fito de que nos emprestasse a Capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário (Capela do Rosário) que fica no Bairro Angola, nesta cidade. Mesmo sabendo que existe uma parte burocrática inimaginável, estamos na esperança de conseguirmos o empréstimo da Capela para a realização de Missas.





Ai fica a pergunta do nosso consulente: Porque foram apelar para uma Fundação ligada à Prefeitura Municipal de Betim e não às Paróquias/Capelas/Igrejas dependentes deste Arcebispado?? O problema é que já fizemos isso por diversas vezes e anos a fio vemos recebendo "não" dos padres e vigários da "nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte" (sic!).





Empreendemos uma verdadeira batalha com os padres da Forania Nossa Senhora do Carmo que compreende 11 paróquias de Betim. Não conseguimos um padre sequer que nos apoiasse e fizesse cumprir o constante no "Motu Proprio Summorum Pontificum" e a Instrução "Universae Ecclesiae", ambos documentos do Papa reinante Bento XVI de 07 de julho de 2007 (sic!) e de 13 de maio de 2011, respectivamente. Nem um padre, sequer, se dignou em obedecer o papa! É triste!





Conversando com o Padre Willamy Moreira Feijó, Pároco da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, ele refletiu bastante e com bastante piedade preferiu conversar com o Senhor Arcebispo antes de nos dar uma resposta definitiva a respeito do empréstimo da Igreja do Carmo para a realização das referidas Missas.





Alguns colegas foram conversar com um padre da região de Betim (padre este que nem pertence à Forania Nossa Senhora do Carmo em que estamos encravados) que se mostrou bastante solícito em celebrar Missas no rito antigo e com isso, nos animamos bastante. Mesmo não sabendo celebrar neste rito, se dispôs a APRENDER e a nos ajudar.





Outra notícia boa é que, a "Una Voce" se instalará também no Brasil. Já contatei o Danilo A. Dias, quem está organizando a "Una Voce Brasil" que também se dispôs a nos ajudar nesta luta em prol da Missa Católica Tridentina.





Agora é apenas rezar e esperar das veneráveis Mãos da Virgem as graças que precisamos na certeza de que, se for para o bem das almas, Ela nos atenderá.





Peço a todos que rezem em nossas intenções e pelas intenções do Santo Padre.





In Iesu et Maria!





-Geovanne Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário